7 de fevereiro de 2009

Croissant - A Receita


Já tinha pedido para o maridão fazer o croissant, e ele resolveu fazer hoje! Nossa cansei só de ver!rss Começou a fazer a massa lá pelas 2 horas da tarde e só fomos saborear essas maravilhas lá pelas 7 horas!! Não quero desanimar ninguém, mas é a realidade! Demora muito, mas muito mesmo, mas vale cada tempo esperado, pois ficam deliciosos!!! Não ficam devendo em nada em comparação aos de compra!

Croissant

Massa
  • 225 gr de farinha para pão
  • 55 gr de farinha
  • 15 gr de manteiga sem sal
  • 25 gr de açúcar
  • 6 gr de leite em pó
  • 5 gr de sal
  • 1/2 ovo batido
  • 140 ml de água

Para folhar a massa

  • 140 gr de manteiga sem sal - fazer uma "placa" de 20x20, deixar na geladeira de 15 a 30 minutos

Para pincelar

  • 1/2 ovo batido
  1. Use a função que só faz a massa. A minha demora quase 1 hora.
  2. Depois de pronto polvilhar farinha na massa e colocar numa vasilha, cobrir com filme plástico e deixar descansar de 30 a 60 minutos dentro da geladeira. Deixamos 30 minutos.

  1. Fazer uma "placa" com a manteiga e deixar descansar na geladeira de 15 a 30 minutos. Colocar alguns pedaços de filme plástico na mesa, polvilhar um pouco de farinha, colocar a manteiga em pedaços, polvilhar mais um pouco de farinha, fechar o filme plástico, mais ou menos no tamanho de 20x20, e passar um rolo de macarrão para que a manteiga vire uma placa.


  2. Passado o tempo pedido tirar a massa da geladeira e com o rolo de macarrão abrir a massa no tamanho de 30x30. Também abrimos a massa em cima do filme plástico.

  3. Em cima da massa colocar a placa de manteiga e fechar a massa. Fechar a massa com o filme plástico e deixar na geladeira de 10 a 20 minutos.

  4. Tirar a massa da geladeira, esticar e dobrar em 3, esticar de novo e dobrar em 3 novamente, cobrir com o filme plástico e deixar na geladeira de 10 a 20 minutos.


  5. Mais uma vez esticar e dobrar, esticar e dobrar, e levar para geladeira mais uma vez, dessa vez de 30 a 60 minutos. Também coberto com o filme plástico.


  6. Passado o tempo divida a massa em dois, abra cada uma no tamanho de 18x40.
  7. Cortar a massa em triângulos, cada massa deve render 6 triângulos grandes e mais as laterais que viram mini croissant.


  8. Moldar os croissant e deixar descansar, coberto com o filme plástico, de 40 a 60 minutos, ou até que dobre de tamanho.


  9. Pincelar com o ovo batido e levar para assar por 10 minutos, ou até dourar, em forno pré aquecido , de 200 a 220 graus.
  10. Dica: Antes de começar a esticar a massa "abra" ela apertando o rolo em toda a sua extensão, a massa fica assim como na foto, cheio de ondas e vai abrindo, fica mais fácil para esticar.


3 comentários:

  1. É precisa muita força de braços para fazer isso... acho que primeiro vou ter que arranjar marido he he
    Esta última foto exemplifica bem a delícia que ficou ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga, por postar essa deliciosa receita. Vou anotar para fazer logo que acabar minha dieta.


    Mil beijos

    ResponderExcluir
  3. Ficaram lindos, lindos! Mas dá trabalho mesmo, hem! Ai, ai! Você me deixou com vontade de croissant! =)

    ResponderExcluir