29 de dezembro de 2009


Pão de Nozes com Maple


A minha MFP continua trabalhando muito. Agora estou usando direto a função que só amassa, depois de 1 hora tenho uma massa super fofa para trabalhar. Aos poucos vou postando as receitas que já fiz, até agora tem dado super certo. Essa receita ficou muito boa apesar de não ter usado o maple, por falta usei mel.
Pão de Nozes com Maple

Você vai usar: 200 gr de farinha para pão, 3 gr de sal, 30 gr de manteiga, 30 gr de açúcar, 30 gr de ovo batido (coloquei 1/2 ovo batido), 90 ml de água e 4 gr de fermento seco. Use a função que só faz a massa, seguindo as instruções da sua MFP.

Recheio: 60 gr de nozes picadas, 2 colheres de sopa de maple (eu usei mel).

Cobertura: o ovo batido que restou da massa, 2 colheres de sopa de açúcar cristal.

Depois de pronta, divida a massa em duas partes, abra cada uma no tamanho de 16x20. Colocar 30 gr de nozes picadas e 1 colher de maple em cada uma.

Enrole a massa, deixe um espaço de 1 cm e faça cortes também de 1 cm, assim como está na foto. Depois puxe alternadamente um corte para o outro lado, como está na foto.

Deixe crescer por + - 40 minutos em lugar aquecido. Depois pincele cada um com o ovo batido e polvilhe com o açúcar cristal.

Leve para assar em forno pré-aquecido. No meu forno demorou +- 35 minutos, 180 graus.


Dica: Para facilitar na hora de abrir a massa, eu corto papel manteiga no tamanho que eu quero abrir a massa, coloco em cima do papel e vou abrindo até cobrir todo o papel.

Vocês sabiam? Que a temperatura mínima do forno elétrico é de 40 graus, e que serve para fazer crescer a massa de pão?? Eu não sabia! Descobri isso esses dias...fiquei boba...pois já tem 6 anos que tenho esse forno e fiquei todo esse tempo sofrendo para fazer meus pães crescerem no inverno, rss, agora é só colocar no forno e esquecer; quando desliga tenho um pão bem gordinho esperando para ser assado!!

20 de dezembro de 2009

Pãezinhos de tomate


A receita é a mesma da postagem anterior. Usei a MFP para fazer a massa, fiz bolinhas e deixei crescer. Com uma tesoura de cozinha fiz 5 cortes em cada bolinha, formando o desenho de uma estrela. Depois de assado fica parecendo um tomatinho.
Assei por +- 35 minutos em forno pré-aquecido, 180 graus.