3 de janeiro de 2009

Moti - Bolinho Japonês de Arroz


Enfim usei a função mais esperada dessa minha máquina de fazer pão, a função Moti!!! Pra quem não conhece são bolinhos feitos com arroz; depois de 1 hora sai da máquina uma massa branca super grudenta, depois de esfriar um pouco e com ajuda de algum tipo de amido, fazemos bolinhos. Pode-se comer em seguida, ou se preferir doce colocamos o doce de feijão como recheio; eu coloco um pouquinho de óleo na frigideira e frito um pouquinho, depois como com um pouco de molho de soja, pois ele sozinho não tem sabor, as vezes coloco um pouco de açúcar com o molho de soja! Não faça essa cara, é gostoso!!rss

Não é toda máquina de fazer pão que tem essa função, e acredito que fora do Japão nenhuma máquina tenha.

Uma vez eu tentei fazer com o liquidificador, mas não ficou muito bom; vou tentar de novo, se ficar bom eu posto o modo de fazer!

Para fazer 12 bolinhos a receita pede 280 gr de arroz para moti, é um arroz especial, e 200 ml de água. Para 18 bolinhos use 420 gr de arroz para moti e 280 ml de água.

    1. Lavar o arroz até a água ficar clara, na primeira e segunda lavada a água fica branca. Lavando umas 4 vezes fica bom.
    2. Deixar escorrendo por 30 minutos.
    3. Colocar na MFP junto com a água e colocar na função moti.
    4. Depois de 50 minutos a MFP vai apitar, abra a tampa e aperte o start, não aperte o stop.
    5. A MFP vai ficar misturando a massa com a tampa aberta mesmo, por 10 minutos, depois vai apitar, agora pode apertar o stop.
    6. Tire a forma da máquina e deixe esfriar por uns 10 minutos, tire o moti e com ajuda de algum tipo de amido faça bolinhas.

Esse é o arroz para fazer Moti