3 de janeiro de 2009

Moti - Bolinho Japonês de Arroz


Enfim usei a função mais esperada dessa minha máquina de fazer pão, a função Moti!!! Pra quem não conhece são bolinhos feitos com arroz; depois de 1 hora sai da máquina uma massa branca super grudenta, depois de esfriar um pouco e com ajuda de algum tipo de amido, fazemos bolinhos. Pode-se comer em seguida, ou se preferir doce colocamos o doce de feijão como recheio; eu coloco um pouquinho de óleo na frigideira e frito um pouquinho, depois como com um pouco de molho de soja, pois ele sozinho não tem sabor, as vezes coloco um pouco de açúcar com o molho de soja! Não faça essa cara, é gostoso!!rss

Não é toda máquina de fazer pão que tem essa função, e acredito que fora do Japão nenhuma máquina tenha.

Uma vez eu tentei fazer com o liquidificador, mas não ficou muito bom; vou tentar de novo, se ficar bom eu posto o modo de fazer!

Para fazer 12 bolinhos a receita pede 280 gr de arroz para moti, é um arroz especial, e 200 ml de água. Para 18 bolinhos use 420 gr de arroz para moti e 280 ml de água.

    1. Lavar o arroz até a água ficar clara, na primeira e segunda lavada a água fica branca. Lavando umas 4 vezes fica bom.
    2. Deixar escorrendo por 30 minutos.
    3. Colocar na MFP junto com a água e colocar na função moti.
    4. Depois de 50 minutos a MFP vai apitar, abra a tampa e aperte o start, não aperte o stop.
    5. A MFP vai ficar misturando a massa com a tampa aberta mesmo, por 10 minutos, depois vai apitar, agora pode apertar o stop.
    6. Tire a forma da máquina e deixe esfriar por uns 10 minutos, tire o moti e com ajuda de algum tipo de amido faça bolinhas.

Esse é o arroz para fazer Moti

6 comentários:

  1. Desconhecia por completo. Nem sequer tenho essa função na minha MFP. E a receita?

    ResponderExcluir
  2. Oi Ameixinha, vou colocar no post!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ahhh... aqui não tem nada disso mesmo :) Adorei o coelhinho na saquinha de arroz ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Ameixinha, de ter até deve ter, mas também deve ser o olho da cara, lá no Brasil, que tem bastante lojas que vendem produtos japoneses, já é super caro! Mas como a gente não passa sem esses bolinhos acabamos pagando!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Cara Emilia

    Estive hoje no bairro da Liberdade e comprei uma massa branca feita de farinha de arroz. Acho que é chinês. Parece um talharini bem largo, e branco, meio gelatinoso.

    Você tem idéia do nome dele, para que eu possa procurar receita na Internet?

    O pessoal da loja onde comprei não foi muito receptivo às minhas perguntas. Antigamente eu comia esse macarrão num restaurante da praça, que fechou. Depois, nunca mais encontrei em restaurante.

    Quem sabe vc pode ajudar. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sophia! Macarrão transparente eu só conheço o "Harusame", mas acho que esse é feito de um tipo de feijão verde, e é bem fininho. Esse que parece talharim largo eu nunca comi.

    ResponderExcluir